top of page

Sobre os OiF

 

Os Opera in Fieri começaram no ano de 2010 por iniciativa do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. O objectivo principal da iniciativa foi criar um espaço de debate académico dedicado a jovens investigadores, de forma a que pudessem apresentar à comunidade científica as suas pesquisas em curso. Ainda que projectado para investigadores de Estudos Clássicos, o evento pretende ser o mais transversal possível. Está, por isso, aberto a contributos radicados noutras áreas do saber, desde que o núcleo da investigação se situe nos limites históricos ou conceptuais do chamado 'Mundo Antigo'.

 

Esta edição de 2017 é novamente uma organização em parceria entre o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e a Origem da Comédia, secção jovem da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos.

 

 

 

Estrutura e modo de funcionamento

 

A estrutura dos OiF define-se por uma dinâmica de debate, o seu elemento mais fundamental. Nos congressos e seminários em geral, cada participante apresenta os resultados da sua investigação através de uma exposição geralmente articulada sob a forma de discurso ou conferência, à qual se segue um período de discussão das suas principais conclusões. Ora, este evento, pelo facto de operar com orientações de pesquisa e não com resultados (daí a designação Opera in Fieri), procura explorar o princípio inverso: a parte expositiva funcionará apenas como mote para iniciar e orientar o debate.

 

A sessão será composta por módulos. Cada módulo é composto pela apresentação inicial (até 30 minutos), seguida de um breve comentário (até 30 minutos) e, finalmente, pelo debate propriamente dito (até 30 minutos). Os trabalhos serão coordenados por um moderador geral. A apresentação da proposta cabe, evidentemente, ao seu autor. Quanto ao comentário, ele será da responsabilidade do respondente (indicado pela organização), cuja função será sublinhar os aspectos que considere mais relevantes e/ou polémicos, fornecendo assim as linhas de orientação iniciais ao debate.

 

 

 

Condições de participação e selecção

 

Estão habilitados a participar todos os mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, cuja pesquisa corrente se centre no Mundo Antigo e pertença a uma das seguintes áreas:

- linguística e literatura;

- cultura;

- história e arqueologia;

- arte;

- filosofia.

 

As propostas serão analisadas pela comissão científica, que se pronunciará (aceitação ou recusa) com base nos critérios básicos da relevância temática e validade científica de cada resumo.

  • Facebook Social Icon
bottom of page